Las Grutas, uma praia patagônica

By 2 de abril de 2016Argentina

Las Grutas é um balneário marítimo com cerca de 4500 habitantes, a maior e mais famosa das praias da Patagonia Argentina, e faz parte do trio de balneários de Rio Negro, junto com El Condor e Playas Doradas. É conhecida por ter as  guas mais quentes da costa Argentina e nos períodos de alta temporada a praia chega a receber cerca de 250 mil veranistas. Chegamos em Las Grutas pela Ruta 3, no fim do dia, depois de muita chuva na estrada, e fomos buscar um camping para a noite que dormiríamos na cidade. A cidade tem muitos campings, e a maioria estão na avenida principal da cidade. Os campings estavam cheios e a maioria não tem wifi. Fficamos no Camping militar, que tinha internet, e custou 70 pesos por pessoa + 70 pesos o carro + 70 pesos pela barraca. Os preços dos campings são todos muito parecidos, e se cobra por pessoa, pelo carro e por barraca.

Por ser uma praia bem famosa para os argentinos, existem várias opções de acomodação, desde alugueis por temporada, cabanas, pousadas, hotéis, enfim, a cidade conta com uma boa estrutura para receber turista, afinal é a base da sua economia, porém vale comentar que  cidade não tem hostel e a única opção a baixo custo é o camping mesmo.

IMG_3739Epecuen-9

No dia seguinte, fomos a praia, conhecer um pouco mais do mar patagônico. Ventava muito no dia. Ventava muito mesmo. Na praia conhecemos as Grutas que dão nome a cidade, são formações cavernosas criadas pela erosão marinha, em alguns trechos chega a 8 metros de altura. A temperatura máxima no verão é de 30 graus, e a água, apesar de ser considerada quente, para os padrões brasileiros, é bem fria.

Epecuen-7 Epecuen-6 Epecuen-4

Haviam muitas pessoas tomando banho no mar e se divertindo na praia. A água tem uma cor única, esmeralda clara e muito transparente. Como esta região sofre influência das marés, existem piscinas na beira da praia, buracos gigantes cavados na areia dura, que mais parece argila, e que a noite com a maré alta enchem, e durante o dia com a baixa da água as piscinas  se revelam na beira da praia.

Epecuen-10

.Epecuen-3 Epecuen-11 Epecuen-5

Tanto as formações cavernosas, e as piscinas só são possíveis porque as areias da região são mais densas, e chega a ficar argilosa quando molhada, não são areias fofas.

Existem várias opções de atividades, desde alugueis de kayak, mergulho, windsurfe, Kitesurf, tudo o que uma praia com muitos turistas tem.

 

 

roadsweethome

Author roadsweethome

More posts by roadsweethome

Leave a Reply