Parque Nacional Monte León

By 13 de junho de 2016Argentina

Monte León é um dos parque nacionais da patagônia argentina, localizado na Ruta 3, entre as cidades de Puerto San Julian e Rio Gallegos. Hoje é uma reserva nacional protegida, porém até o ano de 2000, ela foi uma estância de criação de ovelhas, convertendo-se em um parque nacional aberto ao público somente em 2006. A entrada é gratuita e o período indicado para visitação é de novembro a abril, por ser temporada de verão e o período onde se podem apreciar melhor a fauna e flora do local.

Mont León-1

Paisagem do Parque Nacional Monte León

Para chegar a Reserva é só seguir pela Ruta 3. A entrada para registro e orientações fica junto as casas da antiga estancia, primeira entrada para quem vem do norte. Lá fomos recebidos por um guarda parques que nos falou um pouco sobre o parque, nos deu mapas e nos alertou para algumas eventualidades, como locais com acesso restrito a determinados horários em função da marés e a possibilidade de cruzarmos com pumas, apesar de serem raros.  Junto a estrutura da antiga estancia, é possível visitar o galpão de antigo tosqueio das ovelhas, com um pequeno museu, com fotos e maquete da região. Também é possível se hospedar por lá. A reserva conta com uma hospedagem simples, para até 8 pessoas, em uma das casas da antiga estancia, de estilo inglês.

O local não tem nenhum tipo de transporte próprio, então este é um passeio para se fazer de carro, pois a reserva tem mais de 35km só de costa marítima, é muito chão de terra para se percorrer a pé.

Monte León-7

Nós fomos pela manhã, chegamos na recepção e depois de nos registrarmos e recebermos orientações e mapas, saímos de onde estávamos e seguimos mais 2km pela Ruta 3 na direção sul, onde existe a segunda entrada, essa para ingressar ao parque. Para quem vai visitar o parque vale ficar atento as entradas, porque não vimos ninguém que pudesse nos orientar na segunda entrada, apenas uma entrada livre, e o mapa e as informações que havíamos recebido teriam feito falta.

O parque não é tão famoso e conhecido, não tem muita estrutura para turistas, não recebem milhões de pessoas como outros da Argentina, e não ficamos sabendo de nenhum tour de agências de viagens para lá, é uma experiência de contato com a natureza pura. No dia que fomos, somente cruzamos com dois grupos de pessoas.

Mont León-7

Começamos a percorrer o caminho do parque e a primeira parada é uma trilha de 2 horas ida e volta, bem sinalizada, que leva até uma pinguineira, com mais de 60 mil pinguins de magalhães, a quarta mais importante do país. Nós tínhamos somente o dia para conhecer o parque e havíamos visitado a reserva de Punta Tombo nos dias anteriores, então optamos por não fazer a trilha. Seguimos a estrada de terra e ao longo do caminho vimos paisagens lindas, com formações incríveis, arenosas e de pedras claras. Passamos pela Isla de los Pajaros, uma ilha bastante próxima da costa e com uma quantidade enorme de pássaros e com diversas espécies. Logo em seguida se avista o Monte León, a formação que da nome ao parque, supostamente em forma de um leão, porém nós não conseguimos chegar nesse nível de abstração.

monte leon-10

Isla de los Pajaros com a antiga ponte, hoje fora de funcionamento

Monte León-3

Pequena quantidade de pássaros da ilha

Monte León-2

Chegamos até a costa. A reserva conta com algumas praias de pedras e conchas, e águas azuis e bastante cristalinas. Para ir caminhando de uma praia para outra deve se estar bastante atento aos horários da maré, a mesma sobe bastante rápido, e no seu máximo chega ao paredão depois da areia, e o único lugar para sair da praia é onde se deixa o carro, o que é bastante perigoso se você estiver muito longe. Próximo a essa primeira praia existe um camping rústico, com banheiro e parrijas, contudo não há energia elétrica nem banho. Ao lado da área de camping tem um café muito simples mas bem bonito, com algumas comidinhas, e com sorte wi-fi, mas vai depender do tempo.

Monte León-6

Costa e praias do parque

IMG_3874

IMG_3873

Nós acabamos nos arrependendo de não termos nos programado para passar uma noite no camping, a tranquilidade do local, o som das ondas e a noite obviamente escura pela falta de luzes artificiais formam uma combinação perfeita.

As paisagens são de tirar o folego, apesar da água ser gelada, aproveitamos as praias, relaxamos ao sol, observamos muitos pássaros, guanacos, algumas flores. Acho que a atração principal de Monte León é suas paisagens e a harmonia com a natureza que se sente lá.

O site do parque nacional é http://www.monteleon-patagonia.com/

Monte León-8 Monte León-4

roadsweethome

Author roadsweethome

More posts by roadsweethome

Join the discussion One Comment

Leave a Reply