Puerto San Julian

By 15 de junho de 2016Argentina

Puerto San Julian é uma cidade da patagônia argentina com pouco mais de 7 mil habitantes, que se localiza na Bahia San Julian. A cidade conta com um porto bastante importante para a região e também com um aeroporto.

Chegamos na cidade ao meio dia e fomos buscar hospedagem. Ficamos em um camping muito bom, bem pertinho do mar. Aproveitamos o resto do dia pra conhecer um pouco a cidade, que na verdade não possui muitos atrativos. Além de um monumento as Malvinas, a beira da praia que é bem rustica. O principal ponto turístico da cidade é um museu pequeno no formato da réplica de um barco que deu a volta ao mundo e atracou na cidade, nós não conseguimos fazer a visita porque estava ventando, e com vento toda a parte do convés fica fechada e a própria funcionário do museu falou que não valia a pena fazer apenas a parte interna. O ingresso ao museu são 10 pesos argentinos. Contudo, o principal atrativo da região é o Caminho Costeiro, esse que fica longe da região central.

Puerto San Julian-1

Barraca montada e prontos para conhecer a cidade

Puerto San Julian-11

Praia de Puerto San Julian

Puerto San Julian-10

A Bahia San Julian é um reserva nacional e nela que está o Circuito Costeiro, o circuito possui 27km, a ser percorrido de carro, por alguns pontos da bahia. Todo o caminho é sem pavimento, e com pedregulhos, na Argentina conhecido como rípio. O caminho também não é muito bem sinalizado, é um circuito que costeia o mar na maioria do seu trajeto. Nós disseram que existem tours de agências de turismo que fazem o passeio, como estamos viajando de carro resolvemos fazer por nós, porém a estrada não é muito boa, e como estamos com um carro compacto tiveram alguns pontos que não pudemos chegar, mas que uma caminhonete chegaria sem problemas.

Puerto San Julian-3

Pode-se observar ao longo do caminho praias de águas verde azuladas, com formações impressionantes, a areia não é como a que estamos acostumados, são formado por pedrinha muito pequenas, fragmentos de conchas e carapaças de moluscos de várias cores. O lugar não é tão conhecido e explorado pelos turistas, por isto cruzamos com pouquíssimos carros ao longo do trajeto.

Ao fim do Circuito costeiro, pode-se observar uma Loberia, com espécies de lobos marinhos de várias idades, mas antes de chegarmos lá, passamos por paisagens lindas, horas na altura do mar, horas em cima de paredões de rochas onde se pode ver a paisagem do alto. Em um ponto de circuito existe um camping rústico, porém infelizmente está bastante abandonado.

Puerto San Julian-6 Puerto San Julian-4 Puerto San Julian-2 Puerto San Julian-9

roadsweethome

Author roadsweethome

More posts by roadsweethome

Join the discussion 4 Comments

  • Ótimo post!
    Quando tivemos na Patagônia em 2012 não entramos na cidade. Estamos montando o itinerário para voltarmos assim que for possível. Considerando que cada segundo deve ser muito bem aproveitado em uma viagem como essa, você nos aconselharia a passar em Puerto San Julián desta vez? vale mesmo a pena?
    Um abraço e boa viagem!

    • roadsweethome disse:

      Obrigado Percorrendo América!

      O passeio pelo caminho costeiro é realmente muito bonito, e se estiverem com uma caminhonete ou outro carro alto melhor ainda. Quanto a tempo, o passeio pode ser bem rápido, 2h ou 3h e vão percorrer bastante e com calma para parar e apreciar a paisagem. Pela região vale ir ao Parque Nacional Monte Leon. Indicaria para fazerem San Julian pela manhã e Monte Leon a tarde, acampando no parque, ou então a tarde San Julian, dorme na cidade, onde tem mais opções de hospedagem, nos ficamos em um camping bem legal e completinho, e no noutro dia pela manhã ir ao Monte Leon, e a tarde já poderiam seguir ao sul.

      Temos post no blog sobre o Parque Monte Leon caso se interessem por ir.

      Abração, boa viagem!

  • Li o relato sugerido sobre o Monte Leon, vou acrescentar ao meu trajeto.
    O seu blog é 10! Lindas fotos e ótimas sugestões.
    Espero que continuem viajando. Assim como vocês, gostamos muito de viajar, curtir a natureza e escrever a respeito, para que outras pessoas possam também desfrutar do prazer que isso nos traz.
    Obrigada.
    Ficaremos acompanhando.

  • roadsweethome disse:

    Que bom que pudemos ajudar, espero que possamos ser útil mais vezes.
    Para qualquer coisa estamos aqui.
    Abraço

Leave a Reply