Punta Tombo, onde estão todos os pinguins de Magalhães do mundo!

By 7 de maio de 2016Argentina

Punta Tombo é uma reserva de fauna e a principal e maior reserva continental de Pinguins de Magalhães da mundo, com cerca de 1 milhão de pinguins sendo 400 mil casais. É uma galera.

Punta Tombo-9

Saímos de Puerto Madryn, bem cedinho, e andamos cerca de 180km rumo ao sul, pela ruta 3 até a reserva. Chegamos ainda pela manhã. A entrada custa 180 pesos argentinos (R$50 na cotação que pegamos) para integrantes do Mercosul, vale o pequeno investimento. Na primeira parte da entrada da reserva, onde se paga o ingresso, existe um espaço com banheiros, cafés, e um museu que mostra os movimentos migratórios dos pinguins e sua população no mundo.

Depois se segue mais uns metros e se entra na parte da reserva onde estão os pinguins, nesta parte não tem banheiros, não se pode comer, mas pode-se levar água.

Punta Tombo-2 Punta Tombo-1

Antes de entrar o Guarda parque nos explicou que a reserva tem uma trilha muito bem definida, com duas horas de caminhada, para ver os pinguins. Que a reserva é uma estreita faixa de 3km de largura por 600 m que adentra o Oceano Atlântico. É um local excelente para os pinguins cavarem seus ninhos, e o chão está cheio de ninhos de pinguim. Ele explicou que na época que fomos, não haviam mais ovos, e que os filhotes já haviam nascido e estavam começando o processo de troca de pelo. Ele também frisou a importância de não interferir na vida local, não sair das trilhas e dar espaço para os pinguins, que podem circular entre as pessoas.

Punta Tombo-5 Punta Tombo-16 Punta Tombo-4

Punta Tombo-6

O que não esperávamos era que antes mesmo de o guarda parques terminar de falar já se podiam ver os pinguins. São muitos, e eles não tem medo dos humanos, então ao não ser que você seja um louco que saia correndo e gritando com o braços balançando, eles não vão fugir. São bastante calmos e agem de forma bem indiferente aos visitantes.

Punta Tombo-15 Punta Tombo-10 Punta Tombo-8

 

É um lugar que recebe muitos turistas o ano todo, e se pode ficar muito tempo andando por lá. O legal é, se você estiver de carro, tentar chegar de manhã cedo, pois a maioria dos tours saem de Puerto Mont e leva pouco mais de duas horas, chegando perto do meio dia. Nós fomos cedo pois aproveitamos que a reserva ficava no caminho entra Puerto Madryn e Comodoro Rivadálvia, nosso destino seguinte, mas como o caminho era longo, cerca de 450km, não pudemos nos demorar o tempo que gostaríamos com essa colônia incrível de pinguins.

Punta Tombo-14 Punta Tombo-13 Punta Tombo-7

roadsweethome

Author roadsweethome

More posts by roadsweethome

Leave a Reply