Quilotoa, uma laguna na cratera de um vulcão

By 16 de dezembro de 2016Equador

A laguna Quilotoa é uma laguna que fica na cratera de um vulcão inativo com o mesmo nome. No lugar da lava se observa um lago de cor impressionante que varia entre o azul e o verde conforme o ângulo que o sol vai batendo e existem algumas formas para conhecer este lugar.

quilotoa-4

Laguna Quilotoa e todo seu esplendor.

Nós fomos de carro até lá, mas existem ônibus que saem de Latacunga ou tours que saem também de Latacunga e de Quito e podem custar 40 dólares

Para chegar lá de carro subimos bastante, a estrada é pavimentada porém com muitas curvas e muita neblina no período da tarde, nunca havíamos pegado tanta neblina assim, o caminho é único e o google maps te deixa lá direitinho. O caminho é muito bonito e passa pelo Canion del Toachi, vale a pena ou na ida ou na volta tirar uma horinha para ir parando. Nós fizemos isso na volta.

Cerca do extinto vulcão existe hoje um povoado, que vive basicamente do turismo, lá você vai encontrar um grande estacionamento, banheiros públicos, uma feira de artesanatos, hotéis, hosteis, e restaurantes. Para ingressar neste povoado é preciso pagar dois dólares por pessoa.

Nós chegamos lá perto das 3 da tarde, estacionamos o carro, colocamos muitos casacos e fomos ao mirador que fica a 5 min de caminhada e para nossa surpresa, não víamos nada, nadinha.

Ficamos bem tristes, e resolvemos dormir no povoado, e torcer para ter mais sorte no dia seguinte. Depois ficamos sabendo que normalmente, a partir das 3 ou 4 da tarde, o tempo fecha com a neblina e não se consegue ver nada mesmo.

quilotoa-10

Orientações das caminhadas, campings, horários e demais informações.

Dormimos no carro mesmo, as hospedagens não eram caras, mas nossos planos eram de acampar na laguna, e transferimos a noite para o carro, enrolados nos sacos de dormir que são para temperaturas negativas.

No dia seguinte acordamos cedinho e fomos ao mirador e para nossa felicidade o tempo estava bom e foi incrível a vista do mirador.

quilotoa-11

Mirador

Para apreciar a beleza deste lugar:

Você pode ir ao mirador, que já é uma vista linda e vale a pena o passeio só pela vista da laguna.

Pode fazer uma caminhada que dá a volta em toda a lagoa, pela parte de cima da cratera e que dura cerca de 6 horas,

quilotoa-12

Parte superior da cratera

Pode descer até a laguna por uma trilha bem marcada. A descida até a laguna é de 30min e a subida 1:30, porque como o povoado está a 3600 mts de altitude, subir se torna bem difícil, além de a trilha ser bastante íngreme. Na base da laguna tem cavalos de opção para os turistas que não querem caminhar na volta, custam 10 dólares.

quilotoa-1

Nós optamos por descer até a laguna, em geral é o que a maioria das pessoas fazem. A descida é fácil no início, mas vai ficando cada vez mais difícil e é preciso um pouco de cuidado para não cair.

quilotoa-3

Descer é rapidinho, mas subir esta trilha foi um pouco difícil.

É impressionante chegar nos pés da laguna, ficamos mais de uma hora tomando folego e curtindo o visual. Não se pode entrar na laguna, pois a àgua tem muita concentração de metais pesados oriundos do próprio vulcão, além de ser muito frio.

O espaço de camping neste local é gratuito e rústico somente com banheiro, sem chuveiros. É possível andar de caiaque na laguna, custa 3 dólares para meia hora; 6 dólares por 1 hora; 10 dólares para 3 horas.

quilotoa-6quilotoa-8quilotoa-5

Nós subimos caminhando e foi bem difícil, a altitude incomoda bastante, mas é possível subir devagar sem problemas, além de poder apreciar os vários miradores ao longo da trilha.

quilotoa-2

Miradores ao longo da trilha

Chegando no povoado, almoçamos e saímos rumo a cidade de Latacunga, que fica do ladinho do Vulcão Cotopaxi, nosso próximo destino.

No caminho de volta já havíamos nos programado para irmos parando pois ao longo do caminho existem alguns miradores com uma vista privilegiada para o cânion del rio Toachi que é bem legal.

quilotoa-13

Canion del Toachi

A Laguna Quilotoa é um daqueles lugares impressionantes que vale o passeio nem que seja para apreciar do mirador. Nós superindicamos, para quem esteja programando ir ao Equador, é um dos lugares que não pode faltar no seu roteiro, prova é que este passeio está no top 10 de praticamente todos os guias de viagem do país.

quilotoa-9

roadsweethome

Author roadsweethome

More posts by roadsweethome

Leave a Reply