Ruta de los 7 lagos. De Villa Lá Angostura à San Martin de Los Andes

By 25 de junho de 2016Argentina

Começamos a Ruta de los 7 lagos pela cidade de Villa la Angostura, uma cidade pequena e muito charmosa. Chegamos pela manhã e ficamos cerca de três horas, pouco tempo para poder conhecer tudo que há na cidade. Contudo conhecemos a Av. Siete Lagos, principal rua da cidade, onde estão as lojas, restaurantes e bares, tudo muito florido e muito simpático. É também na avenida que está a oficina de informações turísticas.

Depois seguimos para Parque Nacional los Arrayanes, às margens do lago Nahuel Huapi. É possível fazer uma trilha até dois miradores do lago até o bosque Arrayanes, programe 4 horas para a trilha, pois é longa, toda a trilha tem 13km, também é possível fazer passeios de barcos pelo lago. Nós fizemos só um pedaço da trilha, pois não teríamos tanto tempo na cidade, mas recomendamos que pelo menos um dia e uma noite na cidade, para poder aproveitar e conhecer mais a região, que tem lugares lindos.

Antes da entrada ao parque é possível ir ao Muelle Modesta Victória e ao Muelle Bahía Brava, são praias muito bonitas, e vale a pena a visita.

7 Lagos-1

Av. Siete Lagos, centro de Villa la Angostura

7 Lagos-2

Pier às margens do lago Nahuel Huapi, onde começam as trilhas de Villa la Angostura

De lá, seguimos para a Ruta de los 7 lagos, um caminho de cerca de 110km pela ruta 40, muito tranquilo e bem sinalizado. Apesar de se chamar ruta de los 7 lagos, na verdade, se podem observar mais de 7. Existem tours saindo de Villa Lá Angostura, San Martin de Los Andes e Bariloche, mas a nossa dica é se possível alugar um carro, o carro já vai ser útil para conhecer Bariloche e para o trecho da Ruta de los 7 lagos você poderá fazer com mais calma e tranquilidade, desfrutando muito mais de toda a paisagem.

Desde 2015 a estrada é toda asfaltada e super fácil de dirigir, separe um tempo para o passeio, pois as paisagens são lindas, e possuem miradores para os lagos ao longo do caminho. Nós levamos cerca de 6 horas para fazer o trajeto, paramos em todos os miradores e almoçamos um pequeno picnic na prainha de um dos lagos. Definitivamente foi uma experiência incrível, fizemos o passeio no verão e o dia estava ensolarado, apesar do vento frio típico da região. Algumas dicas, preste atenção no caminho, nem todos os miradores tem sinalização prévia, então não ande muito rápido para que você possa ver os miradores antes de passar, eles costumam ser a melhor vista dos lagos.

Um ponto negativo é que nos miradores não tem nem o nome nem qualquer informação do lago, então busque um mapa no centro de informações turísticos de Villa la Angostura ou San Martin de Los Andes antes de começar o trajeto. Há, leve uns lanchinhos, você não vai achar lugar para comprar no caminho.

7 Lagos-3

Lago Nahuel Huapi

7 Lagos-5

Lago Espejo Grande

7 Lagos-6

Lago Correntoso

7 Lagos-7

Lago Espero Chico fica junto a um camping, um bom lugar para acampar. Para chegar é preciso sair da ruta 40 por um acesso de estrada de chão

7 Lagos-9

Lago Escondido

7 Lagos-8

Lago Villarino

 

 

 

7 Lagos-10

Lago Falkner

7 Lagos-11

Cascata Vullignanco, cachoeira de mais de 20 mts de altura

7 Lagos-12

Lago Machónico

7 Lagos-16

Lago Lácar, que banha a cidade de San Martin de Los Andes

Chegamos ainda com sol em San Martin de Los Andes e pudemos observar o lago Lácar na chegada. Seguimos para buscar hospedagem, e conseguimos um hostel relativamente econômico, $210 pesos por pessoas em quarto compartilhado.

Devidamente hospedados, saímos para conhecer a noite da cidade. A rua principal é a San Martin, onde estam os principais comércios e bares, e também a praça central, que é um amor, também com várias lojinhas, cafés, restaurantes e barzinhos que ficam abertos até tarde. Fomo ao Bar Delpueblo e comemos umas empanadas maravilhosas e tomamos uma excelente cerveja, de uma cervejaria artesanal da cidade, o ambiente é lindo e acolhedor, conhecemos o dono e conversamos um pouco. Depois demos uma volta pela rua e fomos para o hostel.

O dia seguinte era uma sexta-feira de Páscoa, feriado, e a nós não tínhamos nos dado conta. Saímos de manhã e fomos ao mirador Arrayan, a rua até lá é de terra com pedras, chamado de rípio, e não estava das melhores condições. O mirador não tem muita sinalização nem infraestrutura, mas é um lugar bem bonito para se apreciar a cidade e o lago. Depois voltamos para o centro e conhecemos ele durante o dia. De fato a cidade é encantadora, se você estiver com tempo, reserve pelo menos um dia completo para a cidade, é possível fazer passeios de barco pelo lago, apreciar a praia Catritre, que fica às margens do lago Lácar. A praia fica próximo ao mirador Bandurrias, que se chega por um caminho de bosques.

7 Lagos-14

Av. San Martin, centro de San Martin de Los Andes

7 Lagos-17

Vista da cidade do mirador Arrayan

7 Lagos-18

Vista da cidade e do Lago Lácar do mirador Arrayan

7 Lagos-13

Por do sol no lago Lácar visto do porto de San Martin de Los Andes

Arrumamos as malas e o carro para seguir para Pucón no Chile, fizemos uma rota que passa por dentro do Parque Nacional Lanín e pudemos observar o vulcão de mesmo nome, de vário pontos, o parque é bem bonito, existem grupos com tour de trekking e alguns de escalada ao vulcão que é dividido entre a Argentina e o Chile. O perque também tem áreas para picnic muito arrumadinhos e com paisagens incríveis. Chegamos a pensar em parar para apreciar o lugar, porém decidimos seguir um pouco mais e daí descobrimos: Todos os argentinos estavam indo passar o feriadão no Chile, eram 3km de fila até chegar na aduana, no meio de um parque nacional sem nenhuma opção de mercadinho, café ou bar, muito menos banheiro. Foram 5 horas de fila até chegarmos na primeira aduana, e a preocupação era com o horário, visto que as aduanas tem horário de funcionamento e estariam abertas somente até as 21h. Passamos na aduana Argentina eram 20h e seguimos até a aduana chilena. Saímos rumo a Pucon as 20h45, tivemos a sorte de passar, mas a fila atrás de nós era quilométrica e não sabemos o que aconteceu com as pessoas que não passaram até o horário. Normalmente essa aduana é muito tranquila e com pouco movimento, então salvo uma situação de feriadão, ou alguma data muito específica, não se preocupe tanto com o movimento, mas esteja atento ao horário de funcionamento.

roadsweethome

Author roadsweethome

More posts by roadsweethome

Leave a Reply